
Por que a perda de visão é cada vez mais comum. E como evitá-la
O número de casos de cegueira e deficiência visual só vem aumentado. A boa notícia, porém, é que 80% deles podem ser prevenidos
Nos últimos 25 anos, o número de casos de cegueira no mundo passou de 30,6 milhões em 1990 para 36 milhões em 2015. No mesmo período, o índice de portadores de algum tipo de deficiência visual, de moderada a grave, registrou um crescimento de 36%. Hoje são 217 milhões de pessoas nessa situação, a maioria delas vítima de doenças não diagnosticadas e tratadas a tempo, como catarata e glaucoma. Pior: a expectativa é que, até 2050, esse índice chegue a triplicar.
“O número de cegos e deficientes visuais vem se elevando porque a população mundial, além de ter aumentado, também envelhece”, constata o oftalmologista britânico Rupert Bourne, autor de um minucioso estudo que analisou a saúde ocular de 188 países a partir do banco de dados Global Vision Data Bases.
Dá, sim, para prevenir a perda de visão
A despeito das causas desse déficit visual em massa, o fato é que o novo levantamento global soa um alerta: se medidas urgentes não forem tomadas já, o número de pessoas afetadas saltará de 115 milhões para 588 milhões em pouco mais de três décadas.
Uma das estratégias para evitar esse cenário é conscientizar as pessoas a não esperarem o aparecimento de sinais estranhos, como vista embaçada ou manchas escuras no campo de visão, para procurar o médico. “A partir dos 40 anos, quando ocorre uma frequência maior de doenças potencialmente causadoras de cegueira, as consultas precisam ser rotineiras”, aconselha o oftalmo João Marcelo Furtado, professor da Faculdade de Medicina de Ribeirão Preto da Universidade de São Paulo.
A perda da visão pode ser, na maioria das vezes, evitada isso porque as situações que levam à perda progressiva da visão são facilmente controladas por meio da mudança dos hábitos alimentares, uso de óculos de sol e exames oftalmológicos de rotina, que podem identificar qualquer problema ocular ainda na fase inicial, podendo ser tratado e a visão preservada.
A retinopatia diabética e a degeneração macular, por exemplo, podem ser evitadas facilmente por meio do controle da glicemia e do uso de óculos de sol, respectivamente. Além disso, é recomendado que sejam feitas consultas periódicas ao oftalmologista, principalmente se houver histórico na família de perda de visão, principalmente quando há histórico de glaucoma e catarata.
Comentar
Comentários
Cleverson Há 1254 dias 17 horas 42 minutos
Dá, sim, para prevenir a perda de visão