
Importância da odontologia na saúde pública
A atuação do cirurgião-dentista no serviço público de saúde consistiu tradicionalmente em somente proceder ao atendimento clínico da população nos antigos Postos de Saúde, hoje denominados Unidades Básicas de Saúde (UBS). Isto é uma tradição, pois desde os primórdios da profissão o enfoque era o trabalho isolado no ambiente restrito do consultório. Desse modo, a exigência do trabalho em equipe no âmbito do Sistema Único de Saúde (SUS) tornou-se um desafio a ser enfrentado pelo cirurgião-dentista.
A implantação da Estratégia Saúde da Família (ESF)1 modificou a forma de atuação odontológica tradicional. O cirurgião-dentista que atua no setor público deixa de exercer apenas atividades clínicas e passa a incorporar novas competências, tais como: planejamento de ações e serviços, interação comunitária, educação em saúde e atividades de atenção à saúde de modo geral.
Para consolidação das propostas do SUS, torna-se de extrema importância a participação do capital humano da odontologia, cirurgiões-dentistas, por serem atores sociais envolvidos no contexto da saúde. A literatura2,3 reconhece a importância do capital humano ou do "recurso humano" para o desenvolvimento dos sistemas locais de saúde.
Considerando a contribuição dos recursos humanos para efetivação do SUS, este artigo objetivou identificar o perfil do cirurgião-dentista e verificar o exercício profissional na Atenção Primária à Saúde, no âmbito do SUS de Montes Claros, Minas Gerais, Brasil.
O presente estudo trata-se de uma investigação de campo, de natureza exploratória de caráter quantitativo, transversal e descritivo-analítico, realizado no período de setembro a novembro de 2008. Os estudos transversais descrevem uma situação ou fenômeno em um determinado momento4, portanto, esse modelo apresenta-se como fotografia ou corte instantâneo que se faz numa população5.
O estudo foi realizado em Montes Claros, município brasileiro localizado no Norte do estado de Minas Gerais, Brasil. É o principal centro urbano do Norte de Minas, e por esse motivo apresenta características de uma capital regional. Seu raio de influência abrange todo o Norte de Minas Gerais e parte do Sul da Bahia. A população de Montes Claros foi estimada em 361971 habitantes6.
A avaliação se deu no sentido do desempenho das competências essenciais para o SUS, considerando a visão do capital humano da odontologia, representado por cirurgiões-dentistas que atuam no setor público de Montes Claros, MG, Brasil. A coleta de dados foi por meio de questionário auto-aplicado, tendo como base as competências essenciais para atuação e concretização do SUS. Para participar do estudo, os seguintes critérios de inclusão foram utilizados: concordar em participar do estudo e ser cirurgião-dentista da Atenção Primária à Saúde (APS) da rede SUS. Foram excluídos, os cirurgiõesdentistas que trabalhavam na APS em setores administrativos e em setores especializados como Centro de Especialidade Odontológica (CEO), pois o foco do estudo era verificar questões relacionadas ao exercício assistencial da odontologia na APS. O universo do estudo era composto por 104 cirurgiõesdentistas, sendo todos convidados a participar do estudo.
Inicialmente, foi realizado um estudo piloto com amostra de 20 participantes para o pré-teste do instrumento de coleta dos dados auto aplicado, não sendo constatada dificuldade na resposta dos sujeitos, de modo que os mesmos foram incluídos na amostra final. O questionário abordou questões fechadas e abertas: dados pessoais e atuação na APS. A coleta de dados foi executada por um único pesquisador. A análise dos dados foi realizada no Programa SPSS versão 17 considerando o nível de significância de 5% (p<0,05), para associação entre as diferentes variáveis pelo teste Qui quadrado.
O projeto de pesquisa foi conduzido dentro dos padrões exigidos pela Declaração de Helsink e aprovado pelo Comitê de Ética em Pesquisa da Unimontes (Processo n° 859/2007), sendo que a participação no estudo foi voluntária e após a assinatura no termo de consentimento livre e esclarecido7.
Ocorreram mudanças no Sistema de Saúde Público acarretando mudanças na atuação do cirurgião-dentista no SUS. Novas competências e habilidades como educação em saúde, levantamento epidemiológico, atividades com grupos operativos, atividades multiprofissionais, participação em reunião do Conselho Municipal de Saúde e atividades coletivas preventivas foram adotadas pelos profissionais da APS.
Apenas uma pequena parcela de profissionais apresentou dificuldades para as atividades requeridas pelo SUS, sendo que, o treinamento em serviço e o perfil profissional podem ter contribuído para esse resultado.
Comentar
Comentários
Não há comentários por aqui!