
Como escolher um plano de saúde
Saber como escolher um plano de saúde é fundamental para garantir uma assistência médica de qualidade e ter mais segurança na sua vida pessoal e financeira.
Afinal, ninguém consegue prever quando vai ficar doente e é melhor contar com uma boa cobertura para não passar por transtornos nessas horas difíceis.
Sem um convênio médico, restam apenas duas opções: depender do SUS ou arcar com os gastos médicos no atendimento particular.
Embora o sistema de saúde pública tenha seus méritos, ele é claramente insuficiente para atender à demanda da população, principalmente na rede de atenção básica. No particular, os preços podem ser exorbitantes e deixar você endividado por um bom tempo, dependendo da complexidade do problema.
Uma internação, por exemplo, ultrapassa facilmente os R$ 10 mil, enquanto uma simples consulta não sai por menos de R$ 100 na rede tradicional.
Recentemente, surgiram alternativas de clínicas com preços populares e cartões de desconto que aliviam o preço das consultas e exames, mas não oferecem as coberturas hospitalares e ambulatoriais como as dos planos de saúde.
Por isso, a melhor saída para receber os cuidados médicos ideais e não tomar susto em caso de urgência continua sendo o famoso convênio — desde que você saiba escolher muito bem seu plano.
Importância de escolher bem o plano de saúde
Aprender como escolher o plano de saúde é um requisito básico da vida adulta se você quer estar entre os segurados que dormem tranquilos.
De acordo com a Pesquisa Nacional de Saúde 2019 do IBGE publicada na Agência Brasil, 28% da população brasileira possui plano de saúde — o que corresponde a 59,7 milhões de pessoas.
O estudo também mostra que 46,2% dos titulares pagam o plano diretamente à seguradora, enquanto 45,4% têm o plano pago parcial ou integralmente pelo empregador.
Outro levantamento, feito pelo IESS em parceria com o Ibope e publicado na Exame em 2019, revela que 90% dos beneficiários usam o plano pelo menos uma vez no ano.
E a cobertura médica continua sendo prioridade para os brasileiros: uma pesquisa do Datafolha de 2018 mostra que só a casa própria é mais importante do que o plano de saúde para os brasileiros — e que 80% aprovam sua operadora atual.
Mas para fazer parte dessa estatística de aprovação é importante que você saiba escolher um plano de saúde compatível com as suas necessidades médicas.
Por exemplo, você quer ser atendido na sua cidade ou em todo o país? Quer ficar na enfermaria ou em um apartamento em caso de internação? Está disposto a pagar coparticipação ou quer tudo incluso na mensalidade?
Essas e outras respostas vão definir que tipo de plano você precisa e quais coberturas são essenciais.
Comentar
Comentários
Grow & Partners Há 1264 dias 9 horas 17 minutos
Lorem ipsum dolor sit amet, consectetur adipiscing elit, sed do eiusmod tempor incididunt ut labore et dolore magna aliqua.
Grow & Partners Há 1264 dias 9 horas 17 minutos
Consectetur adipiscing elit, sed do eiusmod tempor incididunt ut labore et dolore magna aliqua.
anonymous Há 1264 dias 9 horas 17 minutos
Ornare quam viverra orci sagittis eu volutpat odio facilisis mauris.
Cleverson Há 1255 dias 11 horas 42 minutos
Por exemplo, você quer ser atendido na sua cidade ou em todo o país? Quer ficar na enfermaria ou em um apartamento em caso de internação? Está disposto a pagar coparticipação ou quer tudo incluso na mensalidade?